Lançamento do novo livro de João Almino. O Povo sobre Entre facas, algodão

/

VERSÃO IMPRESSA
Lançamento do novo livro de João Almino
O Povo, 18/11/20170

Escritor João Almino lança seu novo livro, Entre Facas, Algodão, em evento na Livraria Leitura do Shopping RioMar Fortaleza

João Almino não gosta de se repetir. Com sete romances lançados, o escritor natural de Mossoró, no Rio Grande do Norte, vive uma eterna busca – do ponto de vista técnico e da arquitetura das narrativas – para estruturar mudanças nos textos. Escrever – ele afirma, em entrevista ao O POVO por email – é sempre difícil. O autor de 67 anos lança seu novo livro – Entre Facas, Algodão, publicado pela Editora Record – em Fortaleza.

A capital cearense – na qual o autor já foi residente – oferece pequenas ruas, lugares e espaços domésticos como elementos para a escrita de João Almino.“O único aspecto autobiográfico de meu novo romance está na descrição de paisagens, que são todas minhas conhecidas. A cidadezinha onde se passa uma parte da história é produto de pura invenção, mas para inventá-la tentei me recordar de pequenas cidades do interior nordestino por onde passei. No caso de Fortaleza, onde vivi durante oito anos, rememorei cenários, recriei outros e imaginei casas e ruas que correspondessem, da forma mais verossímil possível, aos personagens”, explica João Almino, que em março último foi eleito para a Academia Brasileira de Letras (ABL).

Com seu trabalho de diplomata e espírito fluído, o escritor já residiu em diferentes cidades e países. A profissão, ele explica, lhe rendeu circulação internacional – mas os dois ofícios devem permanecer separados. “E separo as duas atividades, inclusive quanto aos horários dedicados a uma e outra. Tenho repetido que não sou escritor enquanto diplomata, nem diplomata enquanto escritor”. João afirma que seu foco permanece no Brasil – apesar da “vivência noutros países” e do “conhecimento travado com certas literaturas e escritores”.

A distância, ele aponta, o fez enxergar o país natal de outra maneira. “Menos em suas partes do que no seu todo, e por isso mesmo eu tenha procurado, ao longo de vários romances, escrever sobre uma espécie de Brasil de brasis”, explica o autor, que entre os romances publicados tem Samba Enredo e Cidade Livre.

No novo livro, que chegou às livrarias no fim de outubro, um advogado registra as memórias do fim da carreira. Abandona a esposa e a vida em Brasília para retornar ao “passado” – composto pelas localidades rurais onde viveu durante a infância e os amores de adolescente. A narrativa também ocupa espaços nordestino, incluindo Fortaleza. João Almino acredita em um momento de “grande expansão” da literatura nordestina, especialmente após o movimento modernista do século passado.

A produção feita por aqui, ele ressalta, continua sendo “vista por muitos como regionalista, embora possamos entender a obra de um Graciliano Ramos principalmente como universal”. “Há com certeza literatura regional, embora em cada região se encontrem também autores que fogem a essa classificação. A literatura contemporânea é muito diversificada, mesmo dentro de cada região”, aponta ao autor, que atualmente mora em Chicago, nos Estados Unidos.

SERVIÇO

Entre facas, algodão

192 páginas
Quanto: R$ 39,90

Editora Record
Em Fortaleza

Quando: sábado, 18, às 19 horas
Onde: Livraria Leitura do Shopping Riomar (rua Desembargador Lauro Nogueira, 1500 – Papicu)

https://www.opovo.com.br/jornal/vidaearte/2017/11/lancamento-do-novo-livro-de-joao-almino.html